Mercado de Franquias
Negócios e Ideias Inovadoras e Escaláveis
Franquia - modalidade de expansão de mercado.
Um negócio se torna franqueável quando ele produz um conceito diferente do aplicado pelo mercado, com capacidade competitiva no nicho que atua. Além disso, precisa ser algo com capacidade de padronização (leque de produtos, cores, logotipo), de fácil assimilação de um leigo e, claro, com um plano de negócios atraente.
Além destas características padrões para o mercado de franquias, a EliteOne Holdings busca e apoia negócios com todas características para negócios franqueáveis, porém o critério de inovação ou características com barreiras de entrada são o principal foco de análise e interesse.
Modelo de participação - FRANQUIAS
A EliteOne Holdings não vende consultoria quando se trata de ENGENHARIA PARA NOVOS NEGÓCIOS FRANQUEÁVEIS. Nós estruturamos novos negócios em troca de participação acionária.
Para se tornar uma franqueadora, o negócio deve ser suficientemente testado com uma ou mais unidades em operação para que seu futuro franqueado tenha segurança e que todos os manuais de sua franquia supram problemas rotineiros que uma unidade possa enfrentar.
Na EliteOne Holdings nos deparamos frequentemente com empreendedores com o intuito de replicar seus negócios. Muitas vezes, o negócio ainda nem existe, se trata apenas de uma ideia. Considerando a necessidade de avaliar novas oportunidades franqueáveis, definimos alguns tópicos os quais devemos levar em consideração quando nos deparamos com a intenção de franquear uma ideia ou negócio. Confira:
1) Posicionamento de Marca
Um bom posicionamento de marca pode garantir com que as pessoas tenham a sensação de familiaridade com o negócio, característica de grandes marcas. O McDonald’s de Nova Iorque e o da África do Sul tem o mesmo posicionamento, salvo algumas regionalidades;
2) Diferencial Competitivo
Poucas vezes, o mercado dá uma segunda chance. Por isso, seu mix de produtos precisa vir aliado a uma análise ampla e profunda, garantindo estratégias certas para a fidelização de seu público alvo desde sua implantação;
3) Plano de Negócios
É necessária uma análise de markup, custo operacional e suas variáveis, incluindo cenários pessimistas e otimistas;
4) Concorrência
É importantíssimo avaliar o mercado e seu potencial diretamente ligados ao produto ou serviço que pretende oferecer. Analise friamente a concorrência, seus erros e acertos;
5) Fora da Caixinha
Saiba enxergar seu negócio do “lado de fora da caixa”. Quando estamos focados, com a cabeça em um objetivo, poucas vezes enxergamos a barreira à frente. Por isso, analise em amplitude;
6) Replicação
Se tiver muita facilidade em replicar o negócio, não é bom sinal. Se tiver uma dificuldade muito grande, muito menos. Lembre-se de que as pessoas irão perguntar: “Será que eu consigo fazer sozinho?”. A resposta deve ser “Não tão bem feito”;
7) Estrutura
Vamos expandir? Ok. Está pronto para investir? Esse investimento não é necessariamente apenas financeiro. Investe-se tempo, emprega-se determinação. Não pense que grandes empresas nasceram com prédios. Aliás, normalmente elas nasceram de um ou dois funcionários: os donos. Portanto, mãos à obra;
8) Equipe
O mercado de franquias gera muitos negócios e existem muitos profissionais capacitados por aí. Portanto, tenha em mente que todo apoio é bem-vindo. Sua empresa precisa ser, realmente, uma “loja modelo”, por isso, não tenha medo de dar o passo ao lado de alguém. É muito importante que você tenha como parceira empresa capacitada para a criação de todo diferencial competitivo que sua empresa precisa ter, planos de negócios, estrutura, consultoria, marketing, expansão, entre outros aspectos. Resumindo, é importante que alguém que te ajude a enxergar “fora da caixinha”.
A EliteOne Holdings tem como objetivo final pode ser a venda da empresa, um processo de abertura de capital (IPO) ou até mesmo na perpetuação participando dos dividendos “ad eternum”.